01032017luis-rua-turiassu

Conheça a história da Rua Turiassu

 

Nesse sentido, Turiassu é uma homenagem à cidade de mesmo nome localizada no Estado do Maranhão

Luís Alberto Alves

Uma das primeiras ruas a serem abertas no então “Campos das Perdizes”,  recebeu inicialmente o o nome de “Rua das Perdizes” e começava na atual Rua Cardoso de Almeida (antiga “Rua Thabor”). Com este nome, Rua das Perdizes, a atual Turiassu aparece representada num mapa de 1896. No ano seguinte,  já era denominada como “Rua Turyassu”, grafia que aparece no Mapa da Cidade de 1897.

Naquela época, ela começava na “Rua Thabor” e terminava poucos metros além da atual Rua Minerva. A denominação “Turiassu”, utilizada desde finais do século XIX, seguiu o tema topônimos indígenas, que foi aplicado em alguns logradouros do bairro como as ruas “Traipu” (cidade de Alagoas) e “Itapicuru” (rio da Bahia).

Nesse sentido, Turiassu é uma homenagem à cidade de mesmo nome localizada no Estado do Maranhão. Na língua Tupi, “Turiassu” significa “facho grande”, tocha, fogueira ou farol, numa alteração do original “tory-assu”. A respeito da grafia correta (Turiaçu ou Turiassu), existem divergências.

O autor Luiz Caldas Tibiriçá na sua obra “Dicionário de Topônimos Brasileiros de Origem Tupi” (S.P., Traço Editora, 1997) aponta a grafia Turiaçu como a correta mas, diz que o termo do Tupi antigo, do século XVIII, tory-assu. Já o professor Francisco da Silveira Bueno em seu livro “Vocabulário Tupi-Guarani Português” (S.P., Éfeta Editora, 1998), adota a grafia Turiassu.  A Rua Turiassu (foto) fica no bairro das Perdizes, Zona Oeste.

Deixe uma resposta