24032017luis-avenida-liberdade

Conheça a história da Avenida Liberdade

Chamada também de Rua de Cima, em 1810 este logradouro tomou o nome de Rua do Cônego Leão, porque ali residia o Cônego Leão José de Sene

Luís Alberto Alves

Ao longo da história, esta rua teve diversas denominações. A primeira delas foi a de Rua da Pólvora, uma vez que através dela se chegava à Casa da Pólvora, construída em 1754, e que se localizava no atual Largo da Pólvora. Após a construção da “Forca” (cerca de 1775) utilizada para cumprir as penas de morte, o povo deu-lhe o nome de Rua da Forca.

Chamada também de Rua de Cima, em 1810 este logradouro tomou o nome de Rua do Cônego Leão, porque ali residia o Cônego Leão José de Sene. Em novembro de 1865, ela recebe  seu nome definitivo de Rua da Liberdade (alterada para Avenida da Liberdade em 1952).

A origem do nome Liberdade, por sua vez, ainda é motivo de muita controvérsia entre os estudiosos. Descartando-se algumas versões fantasiosas, o fato concreto é que esta denominação foi primeiro aplicada a um chafariz localizado no Largo de São Francisco. A Avenida Liberdade (foto) fica no Centro, e termina na Praça João Mendes. 

 

Deixe uma resposta