05052017luis-avenida-faria-lima

Conheça a história da Avenida Brigadeiro Faria Lima

Participou da criação do Ministério da Aeronáutica, como assistente técnico do então Ministro Salgado Filho

Luís Alberto Alves

José Vicente de Faria Lima nasceu em Vila Isabel, Rio de Janeiro, em 7 de outubro de 1909. Passou uma infância humilde, junto a seus pais. Com 21 anos  iniciou sua carreira na FAB, chegando em 1958 a brigadeiro do ar. Antes, no Colégio Militar, já havia mostrado ser um aluno aplicado.

Na década de 30, juntamente com Eduardo Gomes e outros, voou muito pelo Interior do País, fazendo as linhas do Correio Aéreo Nacional. Na FAB fez cursos de aviador militar, de observador e de engenharia aeronáutica, especializando-se em engenharia na Escola Superior de Aeronáutica da França.

Participou da criação do Ministério da Aeronáutica, como assistente técnico do então Ministro Salgado Filho. Foi chefe da comissão da Aeronáutica nos EUA e comandante do Campo de Marte. Chamado por Jânio Quadros, assumiu a presidência da Vasp.

Em março de 1965 foi eleito prefeito de São Paulo. No final de 1968 ingressou na antiga Arena. A administração de Faria Lima notabilizou-se pelas diversas obras, entre elas as Marginais Tietê e Pinheiros, Avenida Sumaré, Radial Leste, Avenida 23 Maio, Avenida Rubem Berta, o início do Metrô, além de obras nas áreas de saúde, educação, bem estar social, etc. Faleceu no dia 04 de setembro de 1969. A Avenida Brigadeiro Faria Lima (foto) fica na Zona Sul de SP.

Deixe uma resposta