09062017luis-rio-indaia_parque-estadual-picinguaba

“Olhos da Mata Atlântica”: é o novo livro lançado pela FMC

O fotógrafo Tiago Lima Marcelino, com ajuda do biólogo José Ataliba, percorreu os principais parques estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro entre novembro de 2016 e janeiro de 2017

Redação

Pensando em promover as belezas naturais que representam a diversidade da flora brasileira, a FMC Agricultural Solutions e o Ministério da Cultura lançam mais um livro. A obra “Olhos da Mata Atlântica” reproduz a região Sudeste deste bioma, que em sua totalidade ocupa uma área de 1.110.182 Km² e corresponde a 13% do território nacional. A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações e abrange um conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições que acompanham as características climáticas de onde ocorre.

O fotógrafo Tiago Lima Marcelino, com ajuda do biólogo José Ataliba, percorreu os principais parques estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro entre novembro de 2016 e janeiro de 2017. O trajeto foi escolhido para ressaltar os principais ecossistemas que o bioma apresenta: Mangues e Restingas (Vale do Ribeira-SP e Itatiaia-RJ), Floresta Ombrófila Densa (Serra do Mar-SP), Floresta Ombrófila Mista (Campos do Jordão-SP) e Floresta Estacional Semidecidual (Porto Ferreira-SP).

 

“Durante nossa expedição, capturamos o máximo de imagens que pudessem expressar a grandeza e diversidade da nossa querida e ameaçada Mata Atlântica. Concentramos nossos olhares na região sudeste do País para conhecermos os diversos ecossistemas presentes nesse bioma.

Variações de latitude e altitude em sua extensão determinavam diferentes fisionomias. Dunas, manguezais, restingas, florestas estacionais e ombrófilas em uma experiência única de observação, contato e reflexão. Foi uma honra participar de mais um projeto que divulga a exuberância de uma região tão rica. No total, foram tiradas 8571 fotos e, para o livro selecionamos 285 imagens. Foi um trabalho árduo, mas o resultado fez todo o esforço valer a pena”, pontuou o fotógrafo Tiago Lima Marcelino.

De acordo com o presidente da FMC América Latina, Ronaldo Pereira, cerca de 70% da população brasileira vive no território compreendido pela Mata Atlântica. “Estamos divulgando e ressaltando uma parte do país que está tão próxima a nós, mas que muitas vezes não paramos para apreciar. Parabenizo ao Tiago e ao José pela sensibilidade em realizar esse projeto. A FMC se orgulha de apoiar um trabalho que enaltece uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta”, comentou.

O título é parte integrante do projeto “Publicação de Livros Fotográficos – Pantanal, Mata Atlântica e Pampas”, do Pronac, nº 1410573 –- aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A distribuição é gratuita e está sendo direcionada a bibliotecas públicas e centros de cultura. O livro está disponível para apreciação e download no link:

https://www.fmcagricola.com.br/coletaneafmc.aspx

 

Deixe uma resposta