11072017luis-rua-jose-maria-lisboa

Conheça a história da Rua José Maria Lisboa

Lançaram o “Diário Popular” que, durante muito tempo, contou com a nata dos intelectuais e literatos do Estado de São Paulo

Luís Alberto Alves

José Maria Lisboa,nascido em 18 de março de 1838, em Lisboa, Portugal, era jornalista.  Chegou a São Paulo em 10 de junho de 1856, iniciando sua vida como tipógrafo na arte tipográfica de São Paulo e, passou a ser um dos jornalistas de maior prestígio de sua época.

No ano de 1869, depois de ter prestado serviços ao Correio Paulistano, seguiu para Campinas onde trabalhou na “Gazeta de Campinas”, e publicou de 1871, a 1873 o “Almanaque de Campinas”. Em 09 de novembro de 1874, com Américo de Campos, passou a redigir a “Província de São Paulo” (atual O Estado de S.Paulo), e em 1884, lançaram o “Diário Popular” que, durante muito tempo, contou com a nata dos intelectuais e literatos do Estado de São Paulo.

Na Constituinte Paulista participou como o mais votado. Homem de intensa atividade social e filantrópica, foi um dos fundadores da Beneficência Portuguesa, do Albergue Noturno e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Faleceu em São Paulo,  em 20 de novembro de 1918.  A Rua José Maria Lisboa (foto) fica no Jardim Paulista, Zona Sul de SP.

Deixe uma resposta