06122017luis-pedreiro

13 de dezembro, o Dia do Pedreiro

Apesar de serem os grandes responsáveis por “botar a mão na massa” e por realizarem muitos dos nossos sonhos, esses profissionais nem sempre são devidamente admirados

 * Dermival Poçan

 Você sabia que a profissão de pedreiro é uma das mais antigas do mundo? Responsáveis pelo início das construções rústicas, os pedreiros existem desde quando o homem começou a sair das cavernas e passou a erguer a sua própria casa. Mas foi com a criação das vilas e, posteriormente, das cidades que eles ganharam, de fato, grande importância na sociedade.

 Com nome originário do latim “petrarium” (relativo às pedras), os pedreiros são peça fundamental nas obras de hoje em dia. São eles os responsáveis por tirar do papel e colocar em pé grandes construções civis, mas também por atividades minuciosas, como o assentamento de tijolos, pedras, telhas e azulejos ou a montagem de estruturas de madeira e gesso.

 Apesar de serem os grandes responsáveis por “botar a mão na massa” e por realizarem muitos dos nossos sonhos, esses profissionais nem sempre são devidamente admirados. Algumas medidas por parte das empresas, como a capacitação constante, não só melhoram a qualidade do serviço oferecido como também garantem a valorização e o crescimento pessoal.

 Além do treinamento e da qualificação, outro ponto fundamental para a rotina dos pedreiros é a segurança. Trabalhando para uma construtora ou por conta própria, eles precisam fazer o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), desde os básicos até os mais específicos, caso a atividade exija. Esses itens são imprescindíveis para garantir um dia de trabalho sem lesões.

 Por fim, quero destacar a importância de outro fator: a escolha da ferramenta certa para executar o serviço. Afinal, um pedreiro pode ser excelente, mas, se não tiver em mão o equipamento adequado, a qualidade do seu trabalho pode ser comprometida. Hoje em dia, qualquer profissional pode ter acesso a itens capazes de garantir conforto, eficiência e segurança à operação.

 Neste 13 de dezembro, é essencial que empresas e pessoas parem um segundo para refletir a importância que esse profissional tem em nossas vidas, todos os dias. A vocês, pedreiros, o nosso muito obrigado!

 *Dermival Poçan é coordenador técnico de produto da IRWIN, empresa multinacional de ferramentas e acessórios para profissionais, especialmente desenvolvidos para atender as necessidades de trabalhadores das áreas da construção civil, marcenaria, mecânica, metalúrgica, elétrica, carpintaria, manutenção e reparo. Há mais de 55 anos no mercado brasileiro, tem distribuição em todo o território nacional e conta com um portfólio completo de produtos capazes de atingir rígidos padrões de performance, durabilidade, eficiência e inovação, como brocas, ferramentas manuais e de corte, além de itens para segurança e armazenagem.

 

Deixe uma resposta